flor envenenada

flor envenenada
flor e veneno

10.07.2010

Traição

Perdoar uma traição não é uma das coisas mais fáceis de fazer. É preciso gostar muito e acreditar que vale a pena investir na relação para que esse processo aconteça de verdade. Sim, é um processo e exige muita paciência da parte do traidor, assim como um enorme investimento de energia de ambos.

Em primeiro lugar, temos que saber o motivo da traição, o que fez com que o cônjuge procurasse ou simplesmente deixasse se envolver por outra pessoa mesmo estando compromissado com seu parceiro.

Muitos podem ser os motivos, mas nem por isso estou justificando o fato. Em geral o relacionamento já vem se desgastando há algum tempo e ambos não se dão conta disso, estão acomodados na rotina e convivência diária. Não percebem que, no fundo, o sentimento pelo outro está desgastado, enfraquecido, e não o alimentam. A vida sexual já não é como antes, a vida corrida e atribulada do dia-a-dia faz com que o casal quase não tenha tempo para si, distanciando-se cada vez mais; deixando de lado os momentos românticos e atitudes gostosas que um dia foram importantes na conquista de um pelo outro. 
De repente alguém novo aparece, elogiando como você está vestida, reparando que cortou o cabelo, valorizando atitudes pequenas, interessado em sua vida, com um papo gostoso que flui, sem reparar em suas manias e defeitos. Difícil resistir, certo? Pois é aí que entra nossa consciência com o "superego" dizendo: "Não faça isso, você é casada (o)!", ou o "id" contrapondo: "Vá fundo, o que você tem a perder?". Podemos nos sentir atraídos por outras pessoas fora do casamento, mas temos a opção de nos deixar levar ou não por esse desejo, muitas vezes quase irresistível.
Bem, você caiu em tentação. Dá pra perdoar? Tudo depende...

Já presenciei várias histórias de casais que se aproximaram como nunca após um episódio de traição. Isso é possível quando, após a descoberta do fato, ambos se propõem a discutir profundamente sobre tudo que não está bom na relação, através de uma terapia de casal. Eles se comprometem a mudar, recomeçando o casamento. Sim, é um recomeço e requer muito trabalho até o traído voltar a sentir confiança em quem o traiu.

Um dos maiores problemas enfrentados pelos casais em crise é a falta de diálogo, o acúmulo de situações desagradáveis para ambos que não podem ser expressas pelo medo da reação do parceiro. O medo de magoar ou causar uma discussão indesejável acaba instalando o silêncio, que com o tempo só prejudica o casal. Não se fala do que não está bom, acumulam-se insatisfações e frustrações, o que pode dar margem à vontade de estar com alguém que não o frustre tanto.  Entender os motivos que levaram uma pessoa a trair provocará uma auto-avaliação de cada um na relação, e fará com que ambos assumam sua responsabilidade na manutenção do amor. É preciso alimentá-lo sempre!

Só cabe o perdão onde ainda existe amor e o arrependimento sincero de quem traiu. É possível reconstruir uma relação pautada em novos moldes de funcionamento, e em especial, num diálogo franco e atitudes transparentes.

Quem disse que é fácil manter um casamento feliz sem momentos de crise? O importante é saber superá-las e tirar o maior proveito para nosso crescimento.

Um comentário:

  1. ORAÇÃO A SANTA CATARINA

    Minha beata Santa Catarina, que sois benta como o sol, formosa coma a lua e a linda como as estrelas, entrastes na casa do Padre Santuário com 50.000 homens, ouviste todos os 50.000, vós os abrandastes assim,peço-vos Senhora, que abrandais o coração de (Fulano ou Fulana), quando tu me vires espereis por mim, se não me vires, por mim chorareis e suspirareis, assim como a Virgem Santíssima chorou por se bendito filho. (Fulano), debaixo do meu pé esquerdo eu te arremato, seja com duas, seja com quatro, que se parta o coração de (Fulano), se estiveres comendo não comereis, se estiveres conversando não conversareis, não sossegareis enquanto comigo não vier falar, contar o que souber e dar-me o que tiveres, e me amareis entre todas as mulheres do mundo, eu para ti parecerei uma rosa fresca e bela.

    Assim seja.

    Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai

    Glória ao Pai,

    e ao Filho e ao Espírito Santo,

    assim como era no princípio,

    agora e sempre,

    por todos séculos do séculos.

    Amém.

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e sugestões p/ os próximos posts!